O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1 Coríntios 13:4-7)
No texto acima podemos observar muitas características do amor, entre elas paciência, bondade, capacidade de tudo suportar. Nos dias atuais essas características não se aplicam na maioria das pessoas, pois, em uma sociedade tão agressiva e explosiva, onde qualquer mínima situação pode facilmente causar discorias e guerras, "não faz sentido" reagir com mansidão, más sim dar o troco com a mesma moeda. Porem para cada ação há uma reação, e o amor sempre buscará reagir com características contrárias ao que é pregado na sociedade:
PACIÊNCIA - não se deixar envolver na situação no momento em que ela acontece, sabe esperar o momento certo, fazendo uma analisar tudo, para dar uma resposta racional e pacífica.
BONDADE - ser bom com qualquer pessoa independente de quem seja.
NÃO INVEJA - não tem um sentimento de desejar ou se incomodar com o crescimento dos outros.
NÃO SE VANGLORIA, NÃO SE ORGULHA - não exalta a sí próprio.
NÃO MALTRATA - não faz mau ao próximo.
NÃO PROCURA SEUS INTERESSES - antes pensa primeiramente no próximo, como a sí mesmo.
NÃO SE IRA FACILMENTE - tem auto controle.
NÃO GUARDA RANCOR - não guarda em seu coração sentimentos de íra para com o outro.
NÃO SE ALEGRA COM A INJUSTIÇA, SE ALEGRA COM A VERDADE - busca ser sempre justo e ama a clareza da verdade.
TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA - sabe ser paciente no sofrimento, tem uma fé excepcional, é paciente e suporta o que for necessário para cumprir seu objetivo.
Que o AMOR sobrenatural, vindo da parte de Deus, envolva sua vida todos os dias.