02/04/2012

Páscoa - a verdadeira páscoa do Senhor

Nenhum comentário


Páscoa - do hebraico Pessach significa passagem

A verdadeira páscoa cristã tem como base a comemoração da libertação do povo de Deus do Egito, logo após a passagem de uma anjo enviado pelo Senhor para matar todos os primogênitos do Egito.

ABAIXO O TEXTO BÍBLICO EXPLICATIVO

 Êxodo 12:11-27

 Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.

E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.

E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.

E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.

E ao primeiro dia haverá santa convocação; também ao sétimo dia tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós.

Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.

No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde.

Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra.

Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos.

Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa.

Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.

Porque o SENHOR passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o SENHOR passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.

Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre.

E acontecerá que, quando entrardes na terra que o SENHOR vos dará, como tem dito, guardareis este culto.

E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?

Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.


Êxodo 12:11-27

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Textos bíblicos - vercicolos base

- Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, (Mateus 6:33)
- Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.(Mateus 3:17)
- Vós sois o sal da terra; (Mateus 5:13)
- Vós sois a luz do mundo; (Mateus 5:14)
- Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; (Mateus 5:37)
- Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, envocai-o enquanto está perto (Isaias 55:6)
- Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, ... (Jeremias 33:3)
- Produzí pois frutos dignos de arrependimento; (Mateus 3:8)
- Lembrate do teu Criador nos dias da tua mocidade (Eclesiastes12:1)
Tecnologia do Blogger.